Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

Equipe motivada = sucesso e lucro

Com as técnicas corretas de venda, a equipe pode aprender a entender melhor o mercado e aumentar as vendas

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

A maior diferença entre o vendedor e os demais profissionais da empresa é que, diariamente, ele encontra obstáculos, rejeições e desafios. Por esses motivos, ele é o profissional que deve sempre estar mais motivado, já que somente assim ele poderá também motivar os clientes a comprarem. Essa talvez seja a maior das questões levantadas pelas empresas: como motivar e, principalmente, manter vendedores motivados. 

Sergio Ricardo Rocha, mais conhecido como Dr. Vendas, palestrante e atuante em consultoria empresarial e coaching, comenta que manter todos os colaboradores da empresa motivados é de suprema importância para o crescimento da empresa, - e que a motivação da equipe de vendas se torna mais importante no sentido de que esse setor é a base de qualquer instituição. 

“É importante deixar claro que as empresas devem ter um bom ambiente de trabalho para todos. As pessoas devem gostar de estar trabalhando lá e de fazer parte da equipe de colaboradores. Devem se sentir parte do grupo, parte da empresa”, diz Rocha. 

O especialista comenta que, para manter a equipe sempre motivada, é preciso lembrar que se está lidando com seres humanos e que cada um tem uma formação psicológica diferente de outro, ou seja, o que pode motivar uma pessoa, não necessariamente motivará outra, - por isso é necessário conhecer cada vendedor e buscar o que mais motiva cada um. “Isso é o que bons gerentes de vendas deveriam fazer diariamente. Saber que esses vendedores são pessoas únicas e possuem seus problemas particulares, suas famílias e suas dificuldades, assim ficará mais fácil para conduzir um processo motivacional” exalta. 

Motivação é a junção das palavras motivo e ação, ou seja, dar um motivo para uma ação. O motivo, o empresário deve dar por meio de incentivos – que não precisa ser necessariamente dinheiro, existem muitos outros fatores de incentivos tão fortes quanto. O dinheiro pode não ser o principal incentivador de algumas pessoas, já está mais do que provado que as empresas líderes de mercado e as que mais vendem, são aquelas que propiciam um ótimo ambiente de trabalho e sabem manter toda sua equipe motivada. 

Para manter uma equipe motivada, existem alguns conceitos que quando aplicados podem levar as empresas a resultados positivos. Sérgio Rocha destaca alguns desses conceitos: a humanidade, ou seja, não transformar os vendedores em "robôs", o reconhecimento, a crítica construtiva, o incentivo financeiro, ajudar no desenvolvimento profissional, acompanhar colaborador, dar confiança e credibilidade a ele, e manter um bom ambiente de trabalho sempre.