Notícia
Formando profissionais que geram resultados
Consciente de que é preciso ter as pessoas certas para a realização da missão da empresa
Consciente de que é preciso ter as pessoas certas para a realização da missão da empresa, o Laboratório Sabin, eleito entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, investe continuamente na seleção, na capacitação e no compartilhamento dos seus resultados.
Trilhar uma carreira de sucesso é o sonho de todo profissional. Por outro lado, a expectativa de uma organização é ter uma equipe capacitada, engajada com os resultados corporativos e capazes de encantar o cliente. Para atender a essa necessidade do mercado de trabalho, as organizações buscam melhores práticas para contratar pessoas talentosas e investem em capacitação e plano de carreira para reter estes profissionais.
Foi o que aconteceu com José Garcia de Araújo Júnior. Sem recursos financeiros para fazer faculdade, decidiu se profissionalizar como técnico em Patologia Clínica. Aos 20 anos, com o diploma em mãos, conseguiu seu primeiro emprego no Laboratório Sabin. Entrou no cargo de colhedor e, após três meses, foi promovido a técnico do setor de Parasitologia. Ainda como técnico teve outras experiências nos setores chamados HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência) e Hematologia.
Por ser muito dedicado, José Júnior conquistou uma oportunidade de ouro. A empresa ofereceu uma bolsa-educação para que ele pudesse se capacitar. Assim, conseguiu custear metade da graduação em Farmácia-Bioquímica e, posteriormente, da pós-graduação em Hematologia Clínica e Banco de Sangue. “Como os cursos são muito caros, aproveitei a oportunidade que surgiu. A partir daí, tive a chance de crescer profissionalmente. A empresa viu meu interesse em adquirir mais conhecimento e me desafiou a assumir novas responsabilidades”, conta Júnior que conquistou uma vaga de bioquímico na Hematologia, após disputar a seleção com demais profissionais do mercado.
Hoje, com 31 anos, Júnior já se vê realizado profissionalmente e almeja o título de mestre na área em que atua. Mas, durante essa década de dedicação à empresa, não foi só a carreira profissional que deslanchou, o sucesso é refletido na vida pessoal. Quando começou a trabalhar conheceu a sua esposa, também colaboradora da empresa, com quem tem dois filhos. Segundo o bioquímico, o casamento e o nascimento das crianças foi muito comemorado pelos colegas de trabalho. “Lá sempre se celebra muito: quando você passa no vestibular, quando você se casa, quando tem filhos e aniversários”.
Além das celebrações, a empresa possui programas e benefícios que ajudam na realização dos sonhos dos colaboradores. Ele conta que a conquista mais marcante foi a aquisição do seu primeiro carro e da casa própria do casal. “Os benefícios que recebemos nos possibilitam ter um equilíbrio pessoal e profissional”, afirma.
Assim como José Junior, os mais de 1,4 mil colaboradores do Sabin têm a oportunidade de traçar um plano de carreira e ter à sua disposição ferramentas necessárias para crescer profissionalmente e pessoalmente. Não por acaso, o Laboratório Sabin figura, pelo sétimo ano consecutivo, na lista das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, divulgada pelo Great Place to Work Institute. Este ano, concorrendo com mais de mil empresas, o Sabin conquistou o 3º lugar no ranking entre as empresas de grande porte e multinacionais, sendo destaque nas práticas Contratar, Compartilhar e Celebrar.
A diretora executiva da empresa, Janete Ribeiro Vaz, acredita que se o colaborador trabalha feliz e motivado, os resultados certamente serão melhores. “Toda a política de gestão do laboratório visa o investimento nas pessoas e tem a intenção de gerar melhores possibilidades de vida aos nossos colaboradores o que, automaticamente, nos coloca em uma posição destaque no mercado”, explica.
Com 28 anos de atividade no setor de serviços de saúde, o Laboratório Sabin mantém práticas de desenvolvimento de pessoas que atingem aspectos sociais, de autoestima e auto-realização. O conhecimento é uma das ferramentas mais valorizadas. Por isso, a empresa oferece bolsas que variam de 50% a 80% no valor dos cursos a todos os colaboradores que desejam estudar. A diretora técnica da empresa, Sandra Soares Costa, justifica a prática: “Nossa política de investimento em educação continuada é, sem dúvida, o segredo para garantir a qualidade e a precisão dos resultados entregues aos clientes”.
Segundo a superintendente de Recursos Humanos, Marly Vidal, é preciso dar as oportunidades necessárias para que as pessoas consigam realizar seus sonhos. “O Sabin é uma empresa focada na retenção dos seus talentos. Por isso, cria mecanismos para melhorar a qualidade de vida e dá possibilidades para que construam seus sonhos. O retorno é percebido na satisfação dos colaboradores que, por sua vez, desenvolvem suas atividades com mais dedicação”, avalia a gestora.