Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

Comércio só poderá vender eletrodoméstico dentro das normas do Inmetro

Entre os critérios que serão avaliados nas novas regras, estão detalhes técnicos, como resistência e voltagem.

Autor: Fabiana PimentelFonte: InfoMoney

A partir de janeiro, não poderão mais ser comercializados eletromésticos que não atendam aos requisitos de metrologia, qualidade e tecnologia determinados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

De acordo com a medida, o objetivo é ampliar a segurança dos produtos, principalmente no que diz respeito à parte elétrica.

Segundo a Agência Brasil, com a medida, aparelhos de 97 famílias de eletrodomésticos nacionais e internacionais serão objeto de operações de fiscalização do Inmetro. Entre os itens fiscalizados, estão os ferros de passar roupa, torradeiras, sanduicheiras e fornos elétricos.

Entre os critérios que serão avaliados nas novas regras, estão detalhes técnicos, como resistência e voltagem.

Medida
Para o Inmetro, a importância da medida está no fortalecimento do mercado brasileiro e na maior segurança para os consumidores. “Queremos aumentar a qualidade dos eletrodomésticos. Com a implementação dessa medida, vamos fazer com que produtos de má qualidade dos eletrodomésticos. Com a implementação dessa medida, vamos fazer com que produtos de má qualidade não cheguem às mãos [dos consumidores]”, explica o gerente da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Leonardo Rocha.

Segundo o gerente, os fabricantes foram avisados sobre o prazo de enquadramento nos requisitos. Caso descumpram algum deles e isso seja verificado durante as fiscalizações, o fabricante terá o produto retirado do mercado e de pagar multa, que pode chegar a R$ 1 milhão.