Notícia
Medo de comprar imóvel atinge 74% dos que ganham entre 5 e 8 mínimos
Quanto menor a renda, maior o receio de entrar em um financiamento.
O consumidor de baixa renda é receoso e, na hora de realizar compras, o medo de ficar endividado supera o desejo de adquirir determinado bem. Na hora de adquirir a casa própria, esse cenário se agrava. Quanto menor a renda, maior o receio de entrar em um financiamento.
A constatação é da pesquisa realizada pela Agência Data Popular, em maio deste ano. De acordo com o levantamento, 74% dos consumidores com renda entre 5 e 8 salários mínimos têm medo de comprar um imóvel. O percentual vai diminuindo quando são consideradas faixas de renda maiores.
O estudo constatou que, entre os consumidores com renda mensal de 8 a 10 mínimos, 71% temem adquirir o bem, ao passo que esse percentual cai para 59%, quando a renda é de 10 a 12 salários mínimos.
Já entre aqueles que ganham de 12 a 16 mínimos, o levantamento constatou que o receio em comprar a casa própria alcança 51% dos consumidores.
Desconfianças
Para o publicitário e sócio-diretor da Agência, Renato Meirelles, o receio de comprar um imóvel atinge todas as faixas de renda. No entanto, os motivos que levam ao temor em adquirir o bem são diferentes. "A classe A duvida das construtoras, enquanto a baixa renda tem medo de que duvidem dela", afirma.
Enquanto os consumidores de maior renda temem não receber o imóvel, os consumidores que se encontram nas menores faixas de renda têm medo de ficar inadimplentes.
Antes mesmo de pedir o crédito, eles questionam se irão conseguir comprovar renda para adquirir o financiamento e, quando conseguem, se questionam se vão conseguir pagar as parcelas.
Para o públicitário, o mercado imobiliário deve trabalhar essas desconfianças, principalmente as da parcela de menor renda da população, pois com crédito disponível e renda cada vez maior, esses consumidores formam um mercado potencial para compra de imóveis.